30 de julho de 2014

Oficinas

PROGRAMAÇÃO OFICINAS

SÁBADO

07h ás 09h: Pratica do Sagrado Oriental para o Autoconhecimento: meditação budista shamata e yoga integral

09h ás 10h: Reiki em Forma de amor

10h ás 11:30: Tarô: faça você mesmo

10h ás 14h: Em frente Sem Temer de Perna de Pau

11:30 ás 12:30: Oficina de purificação com Rapé Medicinal

12:30 ás 13:30  Dança Circular Sagrada: Conexão com os 4 elementos

13:30 ás 14:30 Massagem Relaxante

14:30 ás 15:30 Corpo Sensível: Oficina de dança e Consciência corporal

15:30 ás 16:30  Introdução as Técnicas Circenses

 

OFICINAS CONTÍNUAS

Cantinho dos Malabares

Slackline

 

 

DOMINGO

07h ás 09h: Pratica do Sagrado Oriental para o Autoconhecimento: meditação budista shamata e yoga integral

09h ás 10h: Reiki em Forma de amor

10h ás 11:30 Tarô: faça você mesmo

11:30 ás 12:30 Oficina de purificação com Rapé Medicinal

12:30 ás 13:30  Dança Circular Sagrada: Conexão com os 4 elementos

13:30 ás 14:30 Massagem Relaxante

14h ás 16h: Em frente Sem Temer de Perna de Pau

14:30 ás 15:30 Corpo Sensível: Oficina de dança e Consciência corporal

15:30 ás 16:30  Introdução as Técnicas Circenses

 

OFICINAS CONTÍNUAS

Cantinho dos Malabares

Slackline

Slackline
Ministrante: Slap

Trabalhar a concentração, respiração, equilíbrio e postura na fita e trocar idéias sobre o estilo de vida slackline, os benefícios da prática, modalidades, truques, equipamento, montagem/desmontagem e segurança.

Tarô: faça você mesmo  

Ministrante: Keista Dorigoni

Na oficina será apresentada uma breve história do tarô, juntamente com a apresentação da jornada do louco através dos arcanos maiores, além de uma breve apresentação dos naipes de Ouros, Espadas, Copas e Paus. Abordaremos alguns tópicos sobre os outros tipos de tarô, mas o foco da oficina é trabalhar com o Tarô de Marselha, que foi recentemente restaurado e estudado por Alejandro Jodorowsky. Por ser um dos métodos divinatórios de maior circulação mundial até os dias de hoje, mas seu país e época de origem permanecem obscuros apesar das muitas especulações. Existem tantos baralhos disponíveis quanto métodos empregados nos seus jogos, mas o objetivo dessa oficina é facilitar a aproximação do público à esse método de análise alternativa, extremamente rico em símbolos e mitologias.

 

Reiki em Forma de amor
Ministrante: Laleska Ecker

Reiki é uma forma utilizada para canalizar a energia do universo a fim de equilibrar e harmonizar energias negativas e desequilibradas. A técnica utilizada para essa prática é a imposição das mãos, podendo ser feita em grupo ou individual. Nesta ocasião, a oficina iniciará com uma breve explicação teórica, após será organizado uma canalização conjunta para que todos presentes no local possam ser tocados por essa sutil energia. A proposta é que os participantes possam se conectar consigo mesmos, melhorando a auto estima, abrindo a percepção do sentir relaxando corpo e mente havendo interação com outras pessoas, promovendo principalmente crescimento pessoal.

Corpo Sensível: Oficina de dança e Consciência corporal
Ministrante: Camila dos Santos

A oficina busca proporcionar ao participante uma experiência singular e atual em dança, reconhecendo o corpo de modo integral. Trata-se de um processo de autoconhecimento, que se amplia para o desenvolvimento de uma relação criativa com o meio e com o outro. A partir das técnicas somáticas de Klauss Vianna e Alexander, desenvolvemos a expressão e consciência corporal além de habilidades criativas, através de uma vivência sensível, respeitando as singularidades de cada um. Para participar não é preciso experiência em dança, apenas a disponibilidade de permitir-se conhecer mais de si (de dentro para fora e de fora para dentro).

Cantinho dos Malabares
Ministrante: Marcos Lark

Cantinho dos malabares é um espaço-oficina com uma variedade bem grande de todos os tipos de malabares (bolinhas, swing poi, aros, claves, diabolô, prato chinês, bola de contato, rola-rola) onde cada participante pode começar e terminar a hora que quiser. O espaço fica bem colorido e dinâmico e o facilitador fica ali pra ensinar a galera e onde cada um pode ‘explorar seu artista interior’.

Oficina de purificação com Rapé Medicinal
Ministrante: Cristal Bernardi

O objetivo desta Oficina é apresentar e demonstrar a aplicação do rapé para quem tiver interesse em entrar em contato com essa experiência.

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Rapé ou Tabaco Inalável, é um tipo de produto derivado do tabaco e que não gera fumaça (smokeless tobacco), em forma de pó e destinado a ser aspirado.

O rapé é um pó feito geralmente de tabaco e outras ervas e cinzas de árvores que são moídas e transformados em um pó fino e aromático que é aspirado ou soprado pelas narinas. Seu uso é ancestral e já esteve bem presente em diversos lugares e épocas.
A Oficina de Rapé Medicinal deve ser desfrutada com consciência, sempre lembrando que o seu uso deve estar alinhado a um propósito espiritual. Sob esta óptica, o rapé pode expandir muito a consciência e a mediunidade. Nas culturas indígenas, o rapé é uma medicina sagrada – um espírito poderoso da floresta e, deve ser tratado como tal.
Recomenda-se usá-lo de manhã (antes do café da manhã), final de tarde (apóstrabalho) e a noite, antes de dormir para trazer bons sonhos e ter uma noitetranquila de sono.

Conforme a Anvisa, o produto não é recomendado em menores de 18 anos,gestantes e lactantes, pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares,pressão alta, bem como, pessoas com quadros em que apresente epilepsia ou qualquer outro que comprometa as funções neuropsíquicas.

O rapé não é aspirado, mas sim soprado nas vias nasais através de uma espécie de canudo (tipi). Também pode ser auto aplicado através de um instrumento chamado “curipe”.
Por ser uma energia densa, quando se es tá sob o efeito forte do rapé, a formamais simples e rápida de diminuir o efeito é banhar-se com água fria.

Pratica do Sagrado Oriental para o Autoconhecimento: meditação budista shamata e yoga integral
Ministrante: Giovan Ferraz

A oficina “Práticas do Sagrado Oriental para o Autoconhecimento: meditação budista Shamata e Yoga Integral” visa intercalar práticas espirituais de duas filosofias orientais diversas: o budismo e a Yoga. Apesar de se tratarem de filosofias distintas com suas diversas singularidades, percebemos em ambas pontos de confluência e as compreendemos como complementares na busca pelo sagrado em nós. A oficina será realizada da seguinte forma: após apresentação inicial da proposta e introdução a alguns princípios do budismo, da meditação budista Shamata e da Yoga Integral, realizaremos sessões de meditação Shamata intercaladas com práticas da Yoga Integral, como Pranayamas e Asanas. Ao fim da oficina, haverá também momento de partilha das impressões, dúvidas e reflexões propiciadas pelas práticas. A meditação Shamata é uma prática iniciante de meditação budista, compreendida como um dos portais de iniciação ao budismo, porém a mesma pode ser realizada por pessoas de quaisquer orientações religiosas ou espirituais, e seus benefícios compreendem desde o autoconhecimento e interiorização à lucidez, presença, energia estável, compaixão e empatia. As práticas da Yoga Integral nesta oficina vão ao encontro dos princípios da meditação budista, promovendo melhor respiração, postura e flexibilidade, além de também desenvolver a força de vontade, a concentração e auxiliar a acalmar a mente e as emoções.

Introdução as Técnicas Circenses
Ministrante: Raquel Guerra

A oficina de Iniciação as técnicas circenses é um trabalho que desenvolvo na Universidade Federal de Santa Maria como professora do Departamento de Artes Cênicas. A oficina explora as acrobacias de solo, os malabares com “flags”, bolinhas e fitas e os aparelhos circenses aéreos Tecido e Trapézio. A oficina tem o objetivo de sensibilizar os participantes a prática acrobática introdutória, como rolamentos de solo e exercícios de acrobalance e banquine (figuras acrobáticas executadas em duplas ou trios, conhecidos popularmente como pirâmides). Igualmente as práticas com malabares do tipo ‘flags’ e fitas serão priorizadas pois são facilmente manipuláveis e não necessitam práticas anteriores

Dança Circular Sagrada: Conexão com os 4 elementos
Ministrante: Patrícia Silva

Na oficina de Dança Circular Sagrada vamos trabalhar, através da música e de nossos corpos, a energia dos quatro elementos. O circulo é o símbolo que expressa a totalidade do cosmos, o Sagrado, a Terra, a Natureza, a Comunidade. Na Dança Circular, vivenciamos este símbolo que nos conecta social, ambiental e cosmicamente, em um sentimento de integração, irmandade e unidade, contribuindo assim para nossa expansão, saúde e auto-realização. A ênfase nos quatro elementos nos permite realizar uma jornada interna por nossas emoções, corporalizando-as nos movimentos das danças e reconhecendo uns nos outros e em sí

Em frente Sem Temer de Perna de Pau
Ministrantes: Grupo Teatro no Buraco

Disseminada por artistas de rua do século XVII, essa técnica tem seu valor não apenas no mundo artístico por suas infinitas possibilidades cênicas e performáticas, mas também agrega no desenvolvimento pessoal, trabalhando a autoconfiança, equilíbrio, força, destreza, resistência, entre outros benefícios que estimulam o desempenho psicofísico dos praticantes. A oficina “Em Frente sem Temer de Perna de Pau” com práticas de iniciação e técnicas avançadas disponibilizará de 15 pares de perna de pau e será realizada em dois dias, com carga de 2 horas cada uma. As inscrições começaram a ser realizadas por ordem de chegada 30 minutos antes do início das atividades. Os ministrantes, acumulam mais de 4 anos de trabalho ininterruptos de onde já brotaram espetáculos, intervenções e performances teatrais, além de inúmeros adeptos as técnicas de portagem de Perna de Pau.

Massagem Relaxante
Ministrante: Camila Stella

É uma técnica aplicada com movimentos suaves utilizando apenas as mãos na musculatura do corpo. É uma técnica simples podendo ser realizada por qualquer pessoa. Neste caso a oficina é ministrada utilizando a junção de outras técnicas como cromoterapia e reiki. A massagem relaxante libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, auxilia no fluxo intestinal, estabiliza a pressão arterial e principalmente diminui o estresse. De modo geral a massagem relaxante promove um profundo estado de relaxamento, diminui as dores musculares e cãibras, já que aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células. A massagem relaxante auxilia na eliminação das toxinas do corpo e a remoção de resíduos tóxicos que se formam nas fibras musculares como o ácido láctico (o que contribui para o alivio das dores musculares), aumenta o tônus muscular e hidrata a pele (aumentando a elasticidade da pele que deixa a mesma mais macia e bonita). Combate o estresse e reduz a ansiedade. As principais indicações são: Combate o estresse e reduz a ansiedade; Combate a depressão, pois promove a sensação de bem estar; Hidrata a pele diminuindo o envelhecimento precoce; Reduz a tensão e dor muscular; Estimula a circulação sanguínea e linfática; Elimina toxinas e resíduos metabólicos; Melhora da resposta imumológica.

 

 

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *